Como Fazer Bolo no Pote para Vender – Receita Deliciosa e Lucrativa

Milhares de pessoas estão entrando para o negócio da confeitaria, todos os dias. E um item que cada dia está sendo mais procurado é o famoso Bolo no Pote. Portanto, o tema do primeiro artigo prático do Negócio Caseiro é como fazer bolo no pote. Essa é uma receita bem simples, e pode ser feita para a venda ou também para ocasiões especiais com a família ou amigos.

Antes de tudo você deve entender que não existe mágica para o sucesso. Existe muito trabalho, determinação, força de vontade e atitude. Juntando esses ingredientes, como fazemos nas receitas, resulta em sucesso, que muitas pessoas estão conseguindo e você também pode conseguir.

E mais uma coisa antes de começar: eu recomendo que você leia toda a receita para pegar a essência e os detalhes de todo o processo e apenas na segunda leitura começar a prática.

Nessa receita nós passamos pela massa básica de liquidificador com 3 opções de sabores, passamos por 5 opções diferentes de recheios e vamos para a sugestão de montagem do bolo. Além disso, falaremos sobre a decoração dos potes e também sobre a venda dos bolos prontos. Vamos lá?

Se você não tem muita certeza se fazer bolo no pote para vender é para você mesmo, confira nosso artigo de ideias para ganhar dinheiro em casa. Tem muita coisa útil e lucrativa lá!

Ferramentas Necessárias para Iniciar os Preparos

  • Forno elétrico ou a gás e fogão;
  • Panelas, Batedeiras, Liquidificador, Ingredientes de cada Receita, formas, talheres e demais materiais básicos de cozinha;
  • Potes para armazenar os recheios em casa;
  • Embalagens individuais para os Bolos, podendo ser de plástico, vidro, acrílico ou do que você achar melhor. Use a criatividade. O tamanho pode variar de acordo com o seu gosto, mas lembre-se sempre de usar o mesmo tamanho para cada receita para conseguir calcular os valores de venda;
  • Luvas, Toucas e materiais de higiene;
  • Os Ingredientes para o sucesso citados acima são indispensáveis.

Receita de Massa Simples

Para fazer a massa básica de liquidificador você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento);
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento;
  • 3 ovos;
  • DICA: Para uma massa com sabor de chocolate acrescente uma xícara de chocolate em pó. Se quiser com sabor de laranja acrescente 1 xícara de suco de laranja puro.

Com os ingredientes à mão vamos ao modo de preparo:

  1. Comece batendo no liquidificador os ovos, açúcar e também a margarina.
  2. Bata por um tempo e adicione 1 xícara de farinha e outra de leite sem desligar o liquidificador. Se optou por algum dos sabores acima, adicione o ingrediente aqui.
  3. Continue batendo e adicione o restante da farinha e do leite.
  4. Bata um pouco mais e pode desligar.
  5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.
  6. Unte uma assadeira retangular com um pouco de margarina e farinha de trigo.
  7. Coloque a massa na assadeira e coloque no forno a 180 graus, por aproximadamente 30 minutos.
  8. Quando estiver dourado, enfie uma faca e se sair limpa pode desligar. Caso contrário espere mais um pouco.

Essa receita rende em torno de 60 bolos se cortados em formato de circulo com espessura de 1 dedo. Se esfarelar rende um pouco mais, mas veremos isso mais pra frente.

Massa para bolo no pote
Essa massa foi feita em forma pequena, um pouco mais grossa e também um pouco mais passada. Muda com o gosto de cada um.

Recheios Simples para Bolo no Pote

Agora vou mostrar algumas opções para recheios para bolos no pote. Cada uma da para cerca de 15 unidades, mas pode variar de acordo com o tamanho dos seus potinhos. Lembrando que esses são recheios simples mas ainda assim bem gostosos. Pode alterar da forma que achar melhor, e adicionar alguns itens na montagem como veremos mais abaixo.

Leite Ninho

  • 200 gramas de leite em pó;
  • 6 colheres de Leite Condensado;
  • 6 colheres de Leite de Coco (pode ser leite comum);
  • 2 colheres de coco ralado sem açúcar;
  • 2 colheres de chantili (pode ser creme de leite).

O modo de preparo é bem simples: misture tudo com uma colher e depois bata na batedeira por aproximadamente 3 minutos (Se você optou por creme de leite bata por 5 minutos). Seu recheio está pronto para a montagem do bolo.

Musse de Maracujá

  • 1 Lata de Leite Condensado;
  • 1 Caixinha de Creme de Leite;
  • ½ Saquinho de suco de maracujá (sem ser adoçado)

Outro recheio bem simples de fazer: basta bater tudo no liquidificador de 4 a 5 minutos e coloca na geladeira por 30 minutos. Feito!

Nutella

  • 100 gramas de Chocolate meio Amargo;
  • 2 Colheres de Nutella (bem cheias);
  • ½ Caixinha de Creme de Leite;
  • 2 Colheres rasas de Chantili.

Preparo:

  1. Derreta o chocolate meio amargo em banho maria ou no microondas mesmo.
  2. Adicione o creme de leite e mexa bem.
  3. Acrescente a Nutella e continue mexendo.
  4. Coloque as colheres de chantili e bata mais um pouco.
  5. Coloque na geladeira por 2 minutos.

OBS: Se não estiver com o gosto de nutella pode acrescentar mais uma ou duas colheres.

Sedução ou Sensação

  • 1 Caixinha de gelatina sabor morango;
  • 1 Caixinha de creme de leite;
  • 100 gramas de chocolate branco (Sedução) ou 100 gramas de chocolate ao leite (Sensação).

Preparo:

  1. Derreta o chocolate escolhido em banho maria ou no microondas.
  2. Acrescente o creme de leite e a gelatina dissolvida em quatro colheres de água e misture bem. Se necessário pode utilizar uma batedeira.
  3. Deixe na geladeira por aproximadamente 2 horas.

OBS: Se ficar muito grosso e duro acrescente leite aos poucos até que fique tudo homogêneo e mais mole.

Brigadeiro

  • 1 Lata de Leite Condensado
  • 1 Caixinha de Creme de Leite
  • 3 Colheres de chocolate 50% (ou 6 colheres de nescau)
  • 50 gramas de chocolate ao leite (barra)
  • ½ colher de glucose

Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem.
  2. Coloque a panela no fogo e comece a mexer.
  3. Quando levantar fervura abaixe o fogo e continue mexendo até começar a levantar bolhas.
  4. Retire da panela e transfira para outro recipiente limpo.

Recheios para bolo no pote

Outras Receitas

Além do conteúdo acima, preparei um ebook com muito carinho e dedicação, pra você começar fazendo sucesso no negócio de doces. Ele contém outras receitas de massas e recheios para bolos no pote, além de umas dicas extras. E o melhor de tudo: é totalmente grátis! Então pra fazer o download é só preencher o formulário abaixo que você vai recebe-lo direto no seu email.

[convertkit form=5134722]

Você também pode expandir seu negócio aprendendo como fazer brigadeiro gourmet para vender junto com os bolos no pote.

Coberturas

As coberturas podem ser o próprio recheio, chantili ou ainda frutas, confetes, pedaços de chocolate, dentre outros. Você vai ver quando estiver montando que é possível adicionar muitas coisas diferentes no seu bolo.

Como Montar o Bolo Dentro do Pote

Esse passo é bem livre e pode variar também de acordo com o tamanho do seu pote, que pode quer qualquer tamanho que você escolher, até mesmo potes de 1 ou 2 litros são válidos. Sempre adicione alguns itens que fica bem legal. Vou passar uma montagem básica que eu utilizo, sinta-se livre para fazer igual ou alterar como achar melhor.

  1. Coloque um pouco de recheio no fundo do pote.
  2. Coloque uma camada de bolo.
  3. Por cima do pedaço de bolo coloque mais um pouco de recheio e alguma incremento se quiser, como biz, gotas de chocolate, fruta, etc.
  4. Coloque mais uma camada de bolo.
  5. Cubra essa camada com recheio.
  6. Adicione mais incrementos ou decorações por cima.

Algumas dicas:

  • Não deixe os recheios tão grossos, e tente deixar com uma textura mais liquida para o bolo ficar molhado e não muito seco.
  • Esfarele o bolo em vez de colocar os pedaços inteiros no pote! Assim você terá um controle maior de quanto coloca e rende muito mais. Para esfarelar basta bater o bolo frio no liquidificador.
  • O bolo finalizado tem validade de 5 a 6 dias, se tiver frutas não pode deixar sem consumir mais que 24 ou 48 horas.
  • Sempre deixe os bolos prontos na geladeira, e para o transporte utilize caixas térmicas.

Capriche na Embalagem

Essa é a parte que precisa mais criatividade, e a que vai fazer seu produto vender mais ou não. As minhas dicas são simples. A primeira é arrumar uma embalagem resistente para pessoa se sentir confortável na hora de comer. Segundo, adicione uma etiqueta com seu nome ou logotipo e seu contato. Também entregue um guardanapo e uma colher dentro de um saquinho para ficar mais higiênico. Adicione a etiqueta de validade também, e vale também mostrar os ingredientes.

E por último mas não menos importante: use sua criatividade. Faça o pote ficar lindo aos olhos do cliente, assim é venda na certa.

decoração para bolo no pote

Receita em Vídeo de Como Fazer Bolo no Pote

Um dos melhores vídeos para a receita de bolo no pote é o vídeo da Jane Loures. A receita é um pouco diferente da citada acima, mas fica um pouco mais fácil seguir o passo a passo pelo vídeo dela.

Como Escolher um Preço de Venda

Agora que você está com os bolos prontos está na hora de definir um preço para começar a vende-los. Para isso vamos usar uma teoria geral de preços, que eu uso para quase todas as receitas. Funciona assim:

Some o preço de todos os ingredientes utilizados para a receita (incluindo potes, colheres e decoração). Acrescente também mais 15% do total, devido a energia elétrica, gás, etc. Divida o resultado final pela quantidade de bolos feitos e esse será o preço de custo por bolo no pote.

Com o custo encontrado é só aumentar o valor para definir o seu lucro. Eu geralmente multiplico o custo por 2, dando um lucro de 100% por bolo pra mim.

Vamos ver um exemplo rápido para entender melhor. Se eu gastei R$500 com os ingredientes (desde a farinha até a decoração), adiciono 15% nesse valor e fico com 575. Se consegui fazer 100 unidades, significa que cada bolo custou R$5,75 , pois 500 dividido por 100 é 5,75.

Com o preço de custo encontrado é só adicionar o lucro que eu quiser. Multiplicando por 2 fica R$11,50, mas nesse caso eu preferiria cobrar 10 reais por bolo, para facilitar no troco e ainda fico com R$4,25 de lucro por bolo vendido. Ao vender todos eu conseguiria um lucro de R$425.

Como vender

Infelizmente não existe um passo a passo para a venda. Portanto, vou deixar apenas algumas dicas de lugares para vender os seus bolos.

  • Venda no comércio da sua cidade, indo de loja em loja. Geralmente isso funciona melhor em torno das 16h, quando a fome já está batendo nas pessoas.
  • Se você conhece algum empresário, tente negociar com ele para fechar uma parceria, na qual ele vende os seus bolos dentro da empresa dele.
  • Transportes escolares também são ótimos para conseguir vendas rápidas.
  • Alguns mercados e panificadoras aceitam deixar seus itens a venda, mas é meio difícil fechar a parceria, principalmente se você não conhece o dono.
  • Família, amigos e amigos de amigos sempre compram.
  • Algum conhecido vai fazer uma festa? É uma maneira fácil de pegar uma encomenda grande para fazer os doces da festa e lucrar bastante de uma só vez.

Faça o Download do Ebook de Bolos no Pote

Ebook grátis, feito com muito amor e carinho, para te ajudar ainda mais a ganhar dinheiro com doces.

[sociallocker] Clique Aqui para Baixar Ebook de Bolos no Pote [/sociallocker]

 

Concluindo

Então é isso pessoal, espero que tenha gostado desse artigo sobre como fazer bolo no pote, da receita até a venda. Não deixe de colocar o que aprendeu na prática, isso é fundamental para o sucesso. Tenho certeza que você consegue alcançar os seus objetivos, então vai lá sucesso!

Lembre-se que você pode expandir seu negócio aprendendo a receita de brigadeiro gourmet para venda.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, comente abaixo que ficarei feliz em ajudar.

E se quiser se destacar mais ainda e ter muitas outras receitas em seu arsenal, além de aprender muito mais sobre a decoração e venda, veja o curso completo de bolos no pote da Marcia Tozo.

Abraços e até logo.

30 comentários sobre “Como Fazer Bolo no Pote para Vender – Receita Deliciosa e Lucrativa

  1. Boa tarde ! estou com quase tudo pronto pra começar minhas vendas de bolo no pote.
    estou pesquisando a dias sobre essas delicias e gostaria de saber por quanto posso vender os meus bolos de 250 mg cada.

    desde ja agradeço ….um abraço!

    • Oi Dalva, que bom que você já botou a mão na massa, parabéns! Então, para calcular o preço eu junto todos os custos que eu tive para fazer todos os bolos, divido o resultado pelo numero de bolos que consegui fazer e depois é só adicionar o lucro. geralmente eu dobro o valor do custo, assim tenho uma boa margem de lucro por unidade vendida.
      Obrigado por comentar Dalva, e muito sucesso pra ti. 🙂

  2. | Olá. Estive lendo seu site por um tempo e agora, finalmente, criei coragem para ir em frente e dar meu ponta pé inicial no meu projeto . Só queria dizer muito obrigado por ter postado este material.

  3. Boa tarde, o site é muito bom, parabéns !!! Tenho certeza que está ajudando muitas pessoas , pois me ajudou muito, obrigada !

  4. Boa noite. Adorei as dicas.Super vale a pena a venda desses bolos. Obrigada pela dica. Se tiver a receita de bolo de ameixa com recheio de amendoim passa pra nós por favor.

  5. hola .buen día ,yo soy de Venezuela me gustaría empezar a vender estos productos pero el problema aquí es encontrar los ingredientes para el relleno …que otro relleno les puedo aplicar

  6. Nossa adorei!! Muito bem explicado e bem detalhado as informações 👏🏻😊 parabéns! Comprei tudo pra por a ideia em pratica e pretendo vender onde eu trabalho já que o ambiente é um call center rsrs…

  7. Boa tarde!! Material super interessante…Acho que a minha dificuldade seria a solicitação de nota fiscal,pois conheço alguns empresários na cidade,mas creio que irão pedir nota! Como posso proceder? Obrigada

  8. Por hora vou apenas te agradecer mas pretendo voltar aqui contando minhas histórias de futuras conquistas com minhas sobremesas que vc inspirou. abraços

  9. Estou começando a vender bolos de pote. Achei sua massa quando estava fazendo pesquisas. Fiz a primeira tentativa dela, porém solou. Quando fiz a segunda, solou novamente.. Não consegui entender o porque 🙁

      • Oi Yasmin, desculpe a demora! Que pena que não deu certo 🙁 na verdade, a massa pode solar por vários motivos, tem 2 principais: temperatura do forno e bater a massa com muita força. Na primeira situação pode acontecer por causa do forninho, se ele estiver com algum defeito ou for velho pode acontecer dele não conseguir manter a temperatura programada, ou as vezes abrir muitas vezes também causa isso. E pode ser que a massa foi batida com muita força, tanto a mão quanto na batedeira. Desculpe a demora para responder e espero que você já tenha conseguido ou consiga agora. Sucesso Yasmin! 🙂

Deixe um comentário

+1
Twittar
Compartilhar
Pin