abra seu negócio de doces

Como Vender Fotos na Internet e Ganhar uma Renda Extra Passiva

Procurando um hobby novo que seja lucrativo ou querendo melhorar ganhar um dinheiro extra no fim do mês? Então prepare a câmera porque esse artigo é sobre como vender fotos na internet!

3º Workshop Viver de Fotos. 100% Gratuito. 100% Online.

Aprenda gratuitamente os primeiros passos para começar a ganhar dinheiro com fotografias. E o melhor de tudo é que para começar você só precisa do seu smartphone! Mais de 30 mil pessoas participaram das duas últimas edições desse evento online, não fique fora dessa.

A fotografia é um grande negócio atualmente. Com o crescimento das redes sociais, mais e mais pessoas e empresas procuram imagens de qualidade, tanto para seus perfis quanto para usar no marketing.

O melhor de tudo é que vender fotos na internet é muito fácil e você também pode tirar proveito desse negócio. Se você já trabalha no ramo é uma boa maneira de aumentar seus ganhos. E se não trabalha, a fotografia pode ser um hobby muito prazeroso e também lucrativo.

Mas primeiro: as pessoas realmente compram fotos pela internet?

De maneira geral: sim. Hoje em dia os negócios pela internet crescem cada vez mais e muitos desses negócios fazem uso de fotos para seus sites ou redes sociais e muitos estão dispostos a pagar para ter uma imagem exclusiva, atrativa ou com uma qualidade superior.

Alguns exemplos de fotos que mais vendem são: fotos de pessoas, fotos de situações de trabalho (principalmente de negócios), fotos de viagens, fotos de cidade, fotos de utensílios (desde itens de cozinha até de informática), fotos de natureza, animais e muitas outras.

Bastante coisa, certo? E você também pode fazer parte desse mercado. Uma dica para começar é dar uma olhada nos sites de fotos para ver o que está saindo mais. Assim você já sabe do que tirar fotos para vender.

Criando as melhores fotos possíveis

Não adianta tirar uma foto de qualquer jeito. Para você conseguir vendê-las, elas vão precisar ser as melhores que você conseguir. Aqui vão algumas dicas para tirar e editar as fotos:

Tenha o equipamento correto. Você pode até tentar vender as fotos tiradas com seu celular, mas com uma câmera DSLR a qualidade é muito superior e as fotos saem muito mais “vendíveis”. É um investimento inicial válido para entrar nesse negócio. Um tripé também ajuda para tirar as melhores fotos.

Canon Rebel T5i, uma das melhores câmeras DSLR do mercado

Use o Photoshop. Retire os erros e as falhas, trate o brilho, a nitidez e o contraste e se for necessário, diminua o tamanho da foto para ela ficar perfeita para os compradores.

Invista em um curso de fotografia. Além de te ajudar a tirar fotos para vender pela internet, um curso desses vai oferecer noções avançadas de toda a área, o suficiente para você começar a oferecer serviços de fotografia pela sua cidade. O curso online de introdução a fotografia do cara na foto é um dos melhores que você vai encontrar no mercado, possui um preço super baixo e ainda passa noções de edição de fotos! Clique aqui e confira.

Além disso, confira 5 técnicas excelentes para tirar fotos incríveis. Elas já dão uma grande ajuda para tirar fotos boas para vender.

Os melhores sites para vender fotos na internet

Existem vários sites para vender fotos na internet, mas antes de começar a enviar suas fotos você precisa entender como eles funcionam. Isso não é muito difícil: você envia suas fotos e eles vendem as fotos aprovadas para milhares de compradores ao redor do mundo. Para cada venda que eles fizerem das suas fotos, você ganha uma comissão do valor total. Simples assim.

O melhor de tudo é que eles são automáticos e depois de enviar as fotos elas podem ser vendidas de novo e de novo, gerando uma renda estável até quando você quiser retirar a foto do site.

Fotolia: feito pela mesma empresa dona do Photoshop, o Fotolia é uma das maiores comunidades criativas do mundo, contendo mais de 4 milhões de compradores. Eles pagam entre 20 e 46% por venda, e não requerem que sua foto seja exclusiva do site.

Além da comunidade gigante, esse serviço é integrado com o Adobe Stock, ou seja, usuários dos programas photoshop, illustrator e InDesign podem comprar imagens de dentro desses softwares, aumentando ainda mais o número de compradores e suas chances de venda.

Shutterstock: outro site incrivelmente grande, que também não requer exclusividade nas fotos. O valor pago varia de 20 a 30% por venda, mas essas porcentagens podem variar de 25 cents até 28 dólares por venda!

Dreamstime: No mundo da fotografia, esse é um dos sites com a maior reputação. Isso se deve ao fato de que cada foto enviada é avaliada e entra nos critérios “técnicos, estéticos e comerciais”. Paga entre 20 e 50% de comissão por venda das imagens e com o contrato de exclusividade o valor pode subir para 60%, além de um bônus adicional de 20 cents por cada imagem aprovada.

IStockphoto: Esse é um bom site para começar. Fotógrafos novos no site ganham apenas 15% de comissão, mas com o tempo e com a popularidade das suas imagens pode aumentar para 45%. Eles ainda oferecem um contrato de exclusividade, que aumenta a comissão inicial para 22%, mas isso te limita a vender apenas nesse site.

Can Stock Photo: comunidade pequena, paga até 50% por venda das suas imagens. Para ser aprovado nesse site você vai precisar efetuar seu cadastro e enviar 3 imagens suas como exemplo. Em até 24 horas você recebe a resposta se pode ou não vender no site.

PhotoShelter: esse site é similar a uma plataforma ecommerce. Ao se cadastrar você ganha uma pequena loja virtual para vender suas fotos pelo preço que quiser. Infelizmente isso não é de graça e o plano mais barato custa 8 dólares por mês.

Alamy: com mais de 60 milhões de imagens, o site oferece aos fotógrafos 50% na venda de cada imagem e não requer exclusividade.

Existem vários outros sites interessantes para a venda de imagem como o 123rf, photomoolah, fineartamerica e snapped4u. Na maioria desses sites, e se você ainda encontrar outros que queira vender as imagens, role toda a pagina inicial do site escolhido para baixo. Geralmente nessa área que você encontra o link para se tornar um colaborador.

vender fotos na internet

Vendendo suas fotos como produtos físicos

Já pensou em vender quadros das suas fotos? Ou até mesmo camiseta com elas? Essas são algumas das opções que sites como o redbubble oferece. Ele permite criar diversos produtos com uma única imagem, e você não precisa se preocupar com nada: toda a produção e o envio dos produtos é por conta deles e você ganha uma comissão que escolher para cada venda efetuada.

Recebendo seus pagamentos

A maioria dos sites acima envia os pagamentos quando você atingir um valor total de vendas mínimo (geralmente 50 dólares) e paga via paypal . Por isso, crie sua conta nele e já tenha na mão na hora de fazer os cadastros como vendedor.

Criando o seu próprio site para venda

Essa também é uma opção válida para vender suas fotos, tanto como produto digital como quanto produto físico. Entretanto, ela não é tão simples, pois além de criar a loja virtual e as páginas de vendas, cuidar de estoque e tudo mais, você vai ter que fazer o marketing, as artes, cuidar das redes sociais e terá muitos outros serviços além de tirar a foto, editar e enviar para o site.

Pessoalmente eu não recomendo essa alternativa, mas se você quiser, utilize o shopify para criar a sua loja virtual. Não é tão caro, possuí um serviço de suporte fora do comum e também não é tão difícil de manusear o sistema. Eles até oferecem a opção de criar uma loja automática para a entrega das imagens digitais.

Você pode até mesmo usar o mercado livre para criar as páginas de venda, mas elas não ficam tão profissionais para um site de fotos.

Como vender mais fotos

Em cada site você vai ganhar um link exclusivo que vai direto para a página de venda das suas fotos ou para a página do seu perfil como vendedor, que contém todas as suas fotos publicadas e sendo vendidas.

como vender mais fotos

Com esses links em mãos, você pode compartilha-los nos seus perfis das redes sociais, em grupos do facebook, em um blog pessoal, em fóruns e em vários outros lugares. Essa é uma ótima maneira de atingir

Uma outra dica é pedir a ajuda de amigos e familiares, tanto na sugestão de fotos quanto no marketing do seu perfil de vendedor.

Não deixe de se especializar no negócio. Como eu disse no começo, você pode até mesmo conseguir serviços de fotógrafo na sua cidade. Aqui onde eu moro, um fotógrafo ganha em média 150 reais por hora de trabalho.

Comentários Finais

Provavelmente vender fotos na internet não vai deixar você milionário, mas com certeza é uma ótima maneira de criar um pequeno negócio que rende um bom dinheiro passivamente. E todos nós gostamos disso.

Apenas para você ter ideia, a média de ganhos por foto em um único site dos citados acima é de 1 dólar por mês. Sendo assim, se você tem 100 imagens já consegue garantir 100 dólares por mês sem precisar se preocupar com as vendas. Colocando elas em mais sites você consegue atingir um salário mínimo quase sem trabalho. Mais imagens = mais dinheiro.

Não esqueça também de investir no seu trabalho – e também em você mesmo – com um curso profissionalizante.

3º Workshop Viver de Fotos. 100% Gratuito. 100% Online.

Aprenda gratuitamente os primeiros passos para começar a ganhar dinheiro com fotografias. E o melhor de tudo é que para começar você só precisa do seu smartphone! Mais de 30 mil pessoas participaram das duas últimas edições desse evento online, não fique fora dessa.

E se a internet não é a sua praia ou se você quer acrescentar ainda mais seus lucros, por que não começar seu próprio negócio de doces fazendo bolos no pote ou brigadeiros gourmet para vender? Se preferir, confira nosso artigo com várias ideias para ganhar dinheiro.

Se você gostou, tem alguma sugestão ou ficou com alguma dúvida, comente abaixo. E não deixe de compartilhar as suas experiências nesse negócio.

Abraços e até mais.

8 comentários sobre “Como Vender Fotos na Internet e Ganhar uma Renda Extra Passiva

  1. Cara, essa é uma grande ideia! Eu tenho uma câmera aqui, parada… Até anunciei na
    OLX pra vender, a preço de banana,? Mas já estou mudando de ideia graças a esse
    PROJETOS PARA LUCRAR EM CASA. Obrigada, adorei!

Deixe um comentário